– THE ELDER SCROLLS V: SKYRIM
– RAÇAS
– GUIA DAS CIDADES
– CURIOSIDADES
Como Ganhar Dinheiro
Como Ganhar Dinheiro
– DOENÇAS:
Vampirismo
Licantropia
THE ELDER SCROLLS V: SKYRIM
O quinto jogo da série “The Elder Scrolls” irá se passar nas terras gélidas de Skyrim, 200 anos após os incidentes ocorridos em “Oblivion”.
O rei de Skyrim foi assassinado, iniciando-se uma guerra civil na província, dividindo totalmente o povo. Muitos desejam se separar do império, o qual veio perdendo força desde a queda da Dinastia Septim a 200 anos atrás, enquanto outros acreditam que ainda vale a pena lutar por ele. É descoberto que este acontecimento estava previsto nas Elder Scrolls, e juntamente com isso o retorno dos dragões e de Alduin, o deus nórdico da destruição. E a profecia estava certa. Alduin volta ao mundo dos mortais, trazendo consigo a morte e a destruição, juntamente com sua legião de dragões.
O personagem do jogador é o último dos “Dovahkiin” (Nascido dos Dragões, do inglês Dragonborn), os quais eram caçadores de dragões e tem suas vidas diretamente ligadas a eles, porém o porque disso é um mistério.
Cabe ao jogador lidar com a guerra civil e impedir que Alduin destrua tudo o que vive.
RAÇAS
Em Skyrim você pode escolher entre diversas raças antes de começar a sua aventura, que trarão diferentes vantagens.- High Elves (Altos Elfos):
Bonus:
Alteration: +5/ Enchanting: +5/ Destruction: +5/ Illusion: +10/ Restoration: +5
- Argonians (Argonianos):
Bonus
Alteration: +5/ Light Armor: +5/ Lockpicking: +10/ Pickpocket: +5/ Restoration: +5/ Sneak: +5
- Bretons (Bretões):
Bonus:
Alquimia: +5/ Alteration: +5/ Conjuration: +10/ Speech: +5/ Illusion: +5/ Restoration: +5
- Wood Elves (Elfos da Floresta):
Contam com o poder Command Animal, bem como os feitiços “Healing” e “Flames”.
Bonus
Alquimia: +5/ Archery: +10/ Light Armor: +5/ Pickpocket: +5/ Lockpicking: +5/ Sneak: +5
- Dark Elf (Elfos Negros):
Contam com o poder Ancestor’s Wrath, e os feitiços “Healing” e “Flames”.
Bonus
Alquimia: 5+/ Alteration: +5/ Light Armor: +5/ Destruction: +10/ Illusion: +5/ Sneak: +5
- Redguards (Redguards):
São também habilidosos com os feitiços, de forma que se você quiser utilizá-los somente as vezes, esta raça resulta numa boa escolha. Possuem o poder Adrenaline Rush, bem como os feitiços “Healing” e “Flames”.
Bonus
Alteration: +5/ One-Handed: +10/ Archery: +5/ Block: +5/ Destruction: +5/ Smithing: +5
- Imperials (Imperiais):
Contam com o poder Voice of the Emperor e os feitiços “Healing” y “Flames”.
Bonus
One-Handed: +5/ Heavy Armor: +5/ Block: +5/ Destruction: +5/ Enchanting: +5/ Restoration: +10
- Khajiit (Khajit):
Possuem o poder Night Eye, para além dos feitiços “Healing” e “Flames”.
Bonus
Alquimia: +5/ Archery: +5/ One-Handed: +5/ Lockpicking: +5/ Pickpocket: +5/ Sneak: +5
- Nord (Nórdicos):
Contam com o poder Battle Cry e com os feitiços “Healing” e “Flames”.
Bonus
Two-Handed: +10/ One-Handed: +5/ Light Armor: +5/ Block: +5/ Smithing: +5/ Speech: +5
- Orcs (Ogros):
São originários das montanhas de Wrothgarian e Dragontail, e possuem o poder Berserker Rage e os feitiços “Healing” e “Flames”.
Bonus
Heavy Armor: +10/ One-Handed: +5/ Two-Handed: +5/ Block: +5/ Enchanting: +5/ Smithing: +5
CIDADES:
- Whiterun:
- Solitude:
O Jarl de Solitude é Elisif, a Justa, viúva do falecido Rei Torygg, o Grande. Ela reside no Palácio Azul, localizado na extremidade da cidade. O síbolo da cidade de Solitude é um lobo preto num fundo vermelho.
- Winterhold:
- Windhelm:
Windhelm é uma cidade extremamente fria e muitas vezes experimenta nevascas. O portão principal só pode ser acessada por uma ponte de pedra comprida sobre o Rio Branco. O Jarl de Windhelm é Ulfric Stormcloak, que reside no Palácio dos Reis. Windhelm é a sede da Rebelião Stormcloak, por isso a maioria das pessoas na cidade os Stormcloaks na guerra civil. Em parte devido a isso, o sentimento anti-estrangeiro é comum na cidade a partir da maioria nórdica que lá reside. Devido à presença Stormcloak, Windhelm não cumprir a proibição imperial em adoração a Talos e dispõe de um templo de Talos na cidade.
Devido à sua proximidade com Morrowind, Windhelm também contém uma considerável população de Elfos das Trevas, que se refugiaram em Skyrim após a erupção do Red Mountain. Os Elfos Negros estão confinados a uma favela apertado abaixo do resto do Windhelm chamado do Bairro Cinza, anteriormente conhecida como a neve Quarter.
- Riften:
Quando você vem para Riften pela primeira vez, o guarda lhe dirá para ir até o portão norte, onde você precisa pagar uma taxa antes de entrar na cidade. Você pode optar por pagar o imposto (o valor depende do nível do seu personagem), ou tentar persuadir ou intimidar os guardas, convencê-los a abrir a porta para você. Outra opção é cometer um crime e ser preso. Você será levado para a cidade de prisão no interior das muralhas, dai ou você cumpre a pena ou foge. O símbolo da cidade são duas espadas curtas, cruzadas num fundo roxo claro.
Dawnstar:
Dawnstar é uma pequena cidade no litoral norte de Skyrim que vive da pesca e da mineração, e também é a capital de Pale. É controlada pelos stormcloaks. Os moradores tem pesadelos frequentemente e colocam a culpa em uma suposta bruxa. Dawnstar é frequentemente atacada por dragões. Seu símbolo é uma estrela de quatro pontas em um fundo cinza-escuro.
- Markarth:
Embora existam muitas raças que povoam a cidade, o povo de Markarth não gostam de estranhos e os guardas costumam tratá-los com hostilidade e desconfiança. Metade da cidade é de propriedade da família Silver-Blood. Os Silver-Bloods também são donos da mina de prata Cidhna, que na é dentro das muralhas da cidade e é usado como uma prisão, considerada a prisão mais segura em Skyrim.
Seu símbolo é (supostamente) dois chifres de carneiro.
- Morthal:
As tochas da cidade brilhando no meio do nevoeiro, muitas vezes dão a impressão de mechas à distância. Muitos optam por ficar longe do lugar completamente.
Morthal é uma cidade envolta em mistério. Seu povo é recluso e desconfiado dos recém-chegados, e apenas um único campo de madeira apoia a sua economia fraca. O Jarl está entre os mais relaxados em Skyrim quando se trata de tributação tornando Hjaalmarch a mais pobre das nove províncias.
Seu simbolo são três élices curvadas verde-clara em um fundo verde-escuro e cinza.
- Falkreath:
É a segunda província sul de Skyrim, após o Rift. Faz fronteira com Cyrodiil no sul e Hammerfell no oeste. Na pequena cidade de Helgen, em Falkreath Hold, ocorre o primeiro ataque de um dragão(Alduin) no jogo.
CURIOSIDADES:
- Como Ganhar Dinheiro
Se quiseres juntar muito dinheiro sem teres de te aventurar por masmorras nem lutas, também o podes fazer. O mundo de Skyrim oferece-nos trabalhos de rotina que calham muito bem para ganhar uns trocos.
Cortar Madeira
Em primeiro lugar, tens de arranjar um machado para cortar troncos. Podes comprá-lo numa loja ou recolher um dos muitos que estão perdidos pelo cenário. Depois disso, só tens de te aproximar de uma árvore e começar a cortar. Encontrarás madeira sem dificuldade nos caminhos próximos das povoações.
As achas de madeira (conseguimos duas por cada tronco) podem ser vendidas mais tarde por cinco moedas de ouro cada. Não é a tarefa mais divertida do mundo, mas poderia ser pior!
Cozinhar
Ah, a comida! Que bom aspeto tem a carne, o peixe e a fruta de Skyrim! Mas claro que a comida disponível não é apenas para ser comida crua, como um selvagem.
Se encontrares uma panela com a qual possas cozinhar, tens acesso a uma vasta lista de receitas. Os ingredientes necessários estão por baixo do quadro de descrição do prato em questão. Combina-os para criares verdadeiros manjares e vendê-los depois aos mercadores.
Investir
Se possui o atributo “Investidor” na árvore de habilidades da Eloquência, podes investir em determinadas lojas e ficar com uma parte dos lucros de cada vez que a visitares.
Exploração Mineira
A exploração mineira traz benefícios mais elevados já que em Skyrim existem nove tipos de minério: ouro, ferro, ébano, prata, alumínio, malaquita, selenite, oricalco e mercúrio. O mais valioso de todos é o ébano.
Não poderás escavar se não tiveres uma picareta. Podes comprá-la numa loja, ou procurar a que se encontra no cimo de “Throat of the World”, cravado no gelo da montanha, que é mais eficaz porque tem entalhes. Simplesmente procura um terreno onde possas escavar e começa a recolher minerais.
Se tiveres duas picaretas, ainda que uma delas seja pior que a outra, serás mais rápido a cumprir a tua tarefa. Aproxima-te e ataca, em vez de ativar a veia de mineral. Quando terminares, procura outra pois não se voltará a regenerar enquanto não passarem umas quantas semanas.
Depois de teres o mineral, tens de o fundir para o converter em lingotes. Normalmente encontras alguns ferreiros próximos das minas, mas se não os encontrares, procura o que se encontra na entrada de “Whiterun”. Os lingotes vendem-se melhor e também podes usá-los para melhorar as tuas armas e armaduras.
Forja
A forja serve para criar e melhorar armas e armaduras, e é essencial para quando preferes usar os lingotes em vez de os venderes. Podes personalizar as tuas melhorias e criar uma peça única para vender a outros ferreiros.
Em Skyrim existem 9 principais cidades Winterhold, Whiterun, Solitude, Windhelm, Riften, Dawnstar, Falkreath, Morthal e Markarth, também exite algumas aldeias nas suas voltas.
- Como Ganhar Dinheiro
Para se casar você deve estar usando um amuleto de Mara, isso indica que você esta a procura de alguém. Depois de encontrar alguém para se casar você devera ir até o templo de Mara em Rift e conversar com Maramal para ele realizar o casamento. Se Maramal não estiver no templo ele vai estar na The Bee and Barb (é a taverna da Keerava).
Não o conseguirás fazer sem primeiro encontrares o “Amulet of Mara”. Esta joia permite que os habitantes de Skyrim saibam que estás solteiro e que procuras alguém com quem partilhar as tuas “preocupações”.
Amulet of Mara
É possível que o consiga encontrar sem ter de procurar muito, mas a forma mais fácil de o conseguir é comprá-lo a Maramal por 200 moedas, no Templo de Mara, em Riften. Depois, fala com o sacerdote usando todas as opções disponíveis para poder casar.
Agora só tem que encontrar alguém que aceite casar-se contigo. Contudo, antes disso tem de ganhar a sua amizade, completando determinadas missões ou tarefas de que te encarregue.
A Cerimônia
Quando o personagem em questão aceitar a cerimônia, deverá ir novamente ao “Templo de Mara” e voltar a falar com o sacerdote. Espera 24 horas e já te poderá casar. Receberá um anel especial que gritará “estou comprometido para a vida” a meio Skyrim. E sim, também te poderá arrepender-se no último momento e fugir!
A tua esposa ou marido será uma boa ferramenta para conseguires boas quantidades de dinheiro. Pergunta-lhe uma vez por dia como correu o dia na loja, e recebem 100 moedas. E, no caso de terem passado dois, três ou vinte dias terás todas essas moedas acumuladas à tua espera.
Por fim, dormirem juntos ou até pedir-lhe que te prepare um belo prato também te trará vantagens.
- Mulheres para casar:
- Aela the Huntress – Nórdica. Disponível em Jorrvaskr, o centro de operações de The Companion’s, em Whiterun.
- Aeri – Nórdica. Disponível na sua casa de “The Pale”
- Anwen – Redguard. Disponível no “Temple of Dibella”, em Markarth.
- Avrusa Sarethi – Dark Elf. Disponível em “Sarethi Farm”.
- Borgahk The Steel Heart – Orc. Disponível em “Mor Khazgur”.
- Brelyna Maryon – Dark Elf. Disponível no “College of Winterhold”.
- Camilla Valerius – Imperial. Disponível em “Winterwood”.
- Dravynea the Stoneweaver – Dark Elf. Disponível em Eastmarch.
- Ghorza gra-Bagol – Orc. Disponível em Markarth.
- Gilfre – Imperial. Disponível em Eastmarch.
- Grelka – Nórdica. Disponível em Riften.
- Iona – Nórdica. Disponível em Riften.
- Jenassa – Dark Elf. Disponível no “Drunken Huntsman”, em Whiterun.
- Jordis the Sword-Maiden – Nórdica. Disponível em Solitude.
- Lami – Nórdica. É alquimista e está disponível em Morthal.
- Lydia – Nórdica. Disponível em “Dragonsreach”, Whiterun.
- Mjoll the Lioness – Nórdica. Disponível em Riften.
- Muiri – Breton. Disponível em The Hag’s Cure, Markarth.
- Njada Stonearm – Nórdica. Disponível em Jorrvaskr, Whiterun.
- Orla – Nórdica. Disponível no Temple of Dibella , Markarth.
- Ria – Imperial. Disponível em Jorrvaskr, Whiterun.
- Senna – Imperial. Disponível no Temple of Dibella , Markarth.
- Shahvee – Argonian. Disponível em Argonian Assemblage, Windhelm.
- Sylgja – Nórdica. Disponível em Shor’s Stone, The Rift.
- Taarie – High Elf. Disponível em Solitude.
- Temba Wide-Arm – Nórdica. Disponível em Ivarstead, The Rift.
- Uthgerd the Unbroken – Nórdica. Disponível na sua casa, em Whiterun.
- Viola Giordano – Imperial. Disponível em Candlehearth Hall, Windhelm.
- Ysolda – Nórdica. Disponível em Whiterun.
- Homens para casar:
- Ainethach – Bretón. Disponível em Karthwasten, The Reach.
- Angrenor Once-Honored – Nórdico. Disponível em Candelhearth Hall, Windhelm.
- Argis the Bulwark – Nórdico. Disponível em Vlindrel Hall , Markarth.
- Athis – Dark Elf. Disponível em Jorrvaskr Living Quarters, Whiterun.
- Balimund – Nórdico. Disponível em The Scorched Hammer, Riften.
- Belrand – Nórdico. Disponível em The Winking Skeever, Solitude.
- Benor – Nórdico. Disponível em Morthal.
- Calder – Nórdico. Disponível em Windhelm.
- Derkeethus – Argoniano. Disponível em Darkwater Crossing, Eastmarch.
- Farkas – Nórdico. Disponível em Jorrvaskr, Whiterun.
- Filnjar – Nórdico. Disponível em Shor’s Stone, The Rift.
- Gat gro-Shargakh – Orc. Disponível em Kolskeggr Mine , The Reach.
- Marcurio – Imperial. Disponível em Riften.
- Omluag – Bretón. Disponível em Markath Smelter, Markarth.
- Onmund – Nórdico. Disponível em The Hall of Attainment, College of Winterhold.
- Pavo Attius – Imperial. Disponível em Kolskeggr Mine, The Reach.
- Perth – Bretón. Disponível em Soljund’s Sinkhole, The Reach.
- Quintus Navale – Imperial. Disponível em The White Phial , Windhelm.
- Revyn Sadri – Dark Elf. Disponível em Sadri’s Used Wares, Windhelm.
- Roggi – Nórdico. Disponível em Steamscorch Mine, Eastmarch.
- Romlyn Dreth – Dark Elf. Disponível na sua casa, em Riften.
- Scouts-Many-Marshes – Argonian. Disponível em Argonian Assemblage , in Windhelm.
- Sondas Drenim – Dark Elf. Disponível em Darkwater Crossing , Eastmarch.
- Sorex Vinius – Imperial. Disponível em Solitude.
- Stenvar – Nórdico. Disponível em Windhelm.
- Torvar – Nórdico. Disponível em Jorrvaskr , Whiterun.
- Vilkas – Nórdico. Disponível em Jorrvaskr , Whiterun.
- Vorstag – Nórdico. Disponível em Markarth.
- Wilhelm – Nórdico. Disponível em Ivarstead.
DOENÇAS:
VAMPIRISMOEnquanto joga, você pode ser infectado por vampiros. Para se curar do vampirismo, você vai precisar ser rápido, pois você só conseguirá se curar nos três primeiros dias após a infecção.
O vampirismo irá mudar a forma como seu personagem se desenvolve no jogo, aumentando principalmente a sua furtividade.
Ser um vampiro irá trazer vantagens e desvantagens, abaixo as listamos de acordo com a fase em que você se encontra.
O Vampirismo conta com quatro diferentes estados:
Vampiro – Primeira fase
Na primeira fase da doença os teus olhos adquirem um tom avermelhado e os personagens de Skyrim começarão a fazer comentários sobre eles e sobre a tua pele. Pode morder alguém que estiver dormindo para reduzir os sintomas da doença nesta primeira fase.
Características:
- Aumenta a resistência ao gelo em cerca de 25 %.
- A magia, a saúde e a resistência reduzem-se em 15 pontos quando estás exposto à luz solar.
- Aumenta a fragilidade perante o fogo em cerca de 25 %.
- Adquires as habilidades “Vampire’s Sight”, “Vampiric Drain”, “Vampire’s Servant”.
Passaram-se 24 horas desde que foi infectado e caso não consiga morder ninguém nem tenha conseguido se curar de outra forma, atingirá a segunda fase.
Características:
- Aumenta a resistência ao gelo em cerca de 50 %.
- A magia, a saúde e a resistência reduzem-se em 30 pontos quando estás exposto à luz solar.
- Aumenta a fragilidade perante o fogo em cerca de 75 %.
- Adquires a habilidade “Vampire’s Seduction”.
Chegará à terceira fase quando se completarem 48 horas desde o momento em que foi infectado e não tiver mordido ninguém nem curado se através de outros meios.
Características:
- Aumenta a resistência ao gelo em cerca de 75 %.
- A magia, a saúde e a resistência reduzem-se em 45 pontos quando estás exposto à luz solar.
- Aumenta a fragilidade perante o fogo em cerca de 75 %.
- As habilidades que aprendeste tornam-se mais potentes.
- Desvantagem: a maior parte das NPC’s não irão interagir contigo.
Parabéns! Você agora se transformou em um vampiro!!
Características:
- Aumenta a resistência ao gelo em cerca de 100 %.
- A magia, a saúde e a resistência reduzem-se em 45 pontos quando estás exposto à luz solar.
- Aumenta a fragilidade perante o fogo em cerca de 100 %.
- Aprenderás a habilidade “Embrace of Shadows” e melhorarás as habilidades já adquiridas.
- Desvantagem: Todos os cidadãos de Skyrim vão te atacar mal te vejam, por ser um vampiro, obviamente.
- Imunidade às doenças (pois doente já tu estás).
- Os feitiços de ilusão são cerca de 25 % mais potentes.
- Imunidade ao veneno.
- Aumenta a resistência ao gelo.
- É 25 % mais difícil detectarem-te quando te deslocas em sigilo.
Caso você não queira virar vampiro, existe um meio para se curar da infecção. Você deve beber uma poção de cura antes que se completem 3 dias.
Morder NPCs adormecidos irá retardar o processo do vampirismo.
Se estás nuna fase avançada, o ideal é reduzires o nível da doença mordendo algum NPC adormecido. Vai te aparecer a opção ao te aproximares da vítmia, pressiona ‘Roubar’. Isso fará com que retornes à primeira fase da doença e poderás ter um aspecto mais ou menos normal.
A partir daí, se quiseres livrar-te da doença, temos de cumprir a missão “Rising at Dawn” que nos será atribuída por Valga Vinicia na pousada da cidade de Falkreath. Se seguires as suas instruções e te submeteres ao ritual ficarás curado da tua doença.
LICANTROPIA
Você poderá se transformar também em lobisomem. Para tanto, você deverá se juntar aos The Companions em Whiterun e iniciar a sua lista de missões.
Ser Lobisomem tem poucos benefícios, mas que podem ser muito úteis dependendo do teu estilo de jogo. Por exemplo, o teu nível de vida é maior que na forma humana e imune a todas as doenças, incluindo Vampirismo.
Quando transformado em lobisomem, você se tornará mais rápido e forte, mas não terá tanta resistência aos ataques. Alguns inimigos irão fugir ao ouvir teu uivo, mas se for cercado, o treim pode ficar feio pro teu lado meu amigo.
Felizmente a resistência regenera-se bastante rápido, e vamos melhorando a capacidade de atacar com as garras.
Quando transformado, você não consegui acessar o menu nem conversar com ninguém. Para terminar a transformação e voltar a ser humano, basta avançar o relógio.
A única forma de um lobisomem recuperar sua barra de energia é se alimentando dos corpos dos inimigos.
Vantagens
Como descrevemos anteriormente, ser Lobisomem oferece-te vantagens que convém ter em conta se realmente se ajustam ao teu estilo de jogo.
- Mais velocidade
- Mais força física
- Podes provocar medo com o teu uivo
- Total imunidade às doenças
- Quando te curas da licantropia tornas-te imune para sempre ao vampirismo.
- Naturalmente existem também os seus inconvenientes em ser um lobisomem. Se não forem conhecidos antecipadamente, podem acabar por ser um calvário para o jogador.
- Não poderás receber o bónus “Well Rested”
- As pessoas fogem de ti ou atacam- te. As armas de prata causam-te mais danos
Quando terminar a lista de missões de que os The Companions te encarregaram, terá uma oportunidade de te curar da tua enfermidade. Tem uma coisa em mente: depois de te curar, não poderá voltar a ser um Lobisomem.